Ruído de baixa frequência – é comum?

Este artigo faz uma apresentação sobre o tema – Ruído de baixa frequência – é comum?

Veja aqui um video sobre este tema.

O que são infrassons e ruído de baixa frequência (RBF)?

Ruido baixa frequencia e comum - zona de audição

Um estudo efetuado na Suécia, em 2003 procedeu à análise de 1578 queixas de incomodidade devido ao ruído ocorridas durante catorze anos, concluiu que 44% das mesmas resultam da emissão/recepção de RBF.

Foram realizadas entrevistas a uma seleção de 37 das 289 Autoridades de Saúde Ambiental locais, para avaliar a ocorrência de queixas sobre RBF.

O estudo também teve como objetivo avaliar se as diretrizes específicas sobre RBF, adotadas em 1996 na Suécia, foram utilizadas na avaliação.

Os resultados mostraram que a maioria das reclamações de RBF se deve ao ruído de ventiladores e instalações de ventilação, música amplificada, compressores e lavandarias

O mesmo estudo sobre para determinar se as queixas de incomodidade devidas a RBF são vulgares, mostrou que as fontes geradoras deste tipo de ruído, que originaram as referidas queixas de incomodidade, se distribuíam conforme indicado na Figura.

ruido de baixa frequencia é comum

De notar que se somarmos as percentagens de lavandarias, bombas de calor, ventiladores/exaustores e compressores temos 58%.

Ou seja, na maioria das vezes, a fonte de RBF, são máquinas que existem no edifício dos queixosos.

Referências:

Assessments of low frequency noise complaints among the local Environmental Health Authorities and a follow-up study 14 years later. Johanna Bengtsson; Kerstin Persson Waye; Department of Environmental Medicine, Göteborg University, Sweden, 2003

A Ruido de Baixa Frequência Engenharia pode colaborar em:

1. Através de ensaios acústicos, identificar a existência de ruído de baixa frequência de acordo com a metodologia da norma Alemã DIN 45680:2013 – Medição e avaliação de imissões de ruído de baixa frequência;

2. Identificar as fontes de ruído de ruído de baixa frequência;

3. Definir as ações necessárias para eliminar o ruído de baixa frequência;

4. Seguir a implementação dessas medidas.

Caso pretenda alguma informação adicional, por favor contacte-nos.

Contacte-nos